Biografia Justino Handanga
Biografia Artística
Justino Handanga
Eu Justino Handanga nascido aos 1 de Janeiro de 1969 no Huambo município do Bailundo, comuna do Luvemba, filho de Florêncio Bota e de Luciana Nduva. (Ambos já falecidos)
Comecei a cantar desde a sua adolescência isto em 1980, no programa pio-pió, que o secretario da OPA organizava aos domingos de manhã, tendo imitado músicos nacionais e não só, onde sempre teve classificação de realce.
Em 1990 fui convocado a participar no concurso intitulado NOSSO ENCONTRO realizado pelo comité provincial do MPLA onde foi classificado com o primeiro lugar respectivamente. Fiquei um tempo parado por causa da guerra que assolava o nosso pais.
Em 1996 fui convidado a participar no festival CANÇÃO DO PODER DA RECONCILIAÇÃO NACIONAL, evento organizado pelo secretario nacional da JMPLA no qual tive a classificação no segundo lugar.
Fui cantor revelação no Huambo respectivamente nos anos 2000,2001,2002.
Em 2003 participei no concurso sobre os direitos humanos onde fui classificado com o primeiro lugar em luanda evento organizado pelo Ministério da justiça. Em 2004 fui escolhido como um dos mais queridos do Top dos mais queridos, evento realizado pela RNA.
Ainda neste mesmo ano gravei aminha primeira obra discográfica intitulada “Alvo Atingido” gravado na Africa do Sul com 10 faixas musicais, com as músicas paulina, ene akulu tualiyeya ndikalume, Ndatekateka Setembro ukãidissole kolofeka ongueva e Ombembua.
Participei tambem no projecto Vozes do Planalto com as músicas Sumbalundu, Tenho Saudades e Olonamba.
Já participei tambem numa caravana artística que se deslocou a Italia (Roma) com objetivo de participar nas comemorações do dia 11 de Novembro de 2007.
Em 2009 a 2010 gravei o meu segundo álbum intitulado Homenagem a Valentim Amões, com 10 faixas musicais sendo: Enteado, Tchatnchu, Ndonticalela, Ene, Aketu, Carlito, Kafecoe e Valentim Amões.
Estando agora a participar no outro projecto com todos os músicos da nossa provincia do Huambo.
Luanda aos 18 de Marco de 2024
Fonte: UNAC-S.A
10 Comentários
Meus pêsames a família e amigos. Que Deus console seus corações.
Sinto muito pelo passamento físico do ente querido Musico por sinal colega na carreira policial, Justino Handanga! Meus pêsames a família elutada, que sua alma descanse em paz e que Deus o tenha na sua glória santa.
angola chora
9wd0iv
le8mjv
agzh4n
kk311q
2ea8hr
c2205j