post-image

CICLO DE PALESTRAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIA NACIONAL DA MÚSICA POPULAR DE ANGOLA

INICIADO EM LUANDA CICLO DE PALESTRAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIA NACIONAL DA MÚSICA POPULAR DE ANGOLA
A Casa de Cultura Njinga Mbandi foi esta sexta-feira (7), palco da cerimónia de abertura do ciclo de palestras dedicado à proposta de institucionalização do Dia Nacional da Música Popular de Angola. O evento contou com a presença do Ministro da Cultura, Filipe Zau, e de diversas personalidades do meio cultural e social.
Este ciclo de palestras é uma iniciativa da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), com o objectivo de discutir e propor uma data para a criação do Dia Nacional da Música Angolana, como parte das comemorações dos 50 anos da independência nacional.
As discussões foram divididas em três painéis, que abordaram os seguintes temas:
Influências e contribuições da Música Angolana no contexto político-social de Angola, com Dom Caetano como prelector e Maneco Vieira Dias como relator;
Os principais marcos e referências da construção da música popular angolana de matriz africana, com Jomo Fortunato como prelector, Moreira Bastos como moderador e Claudeth Tchizungo Fernandes como relator;
e Gênesis da Música Popular Urbana de Angola, seus percursores e o seu enquadramento no contexto histórico, com Sebastião Lino como prelector, Amadeu Amorim como moderador e Nguxi dos Santos como relator.
Diversos especialistas e artistas participaram das discussões, apresentando propostas para a escolha da data que marcará o Dia Nacional da Música Angolana.
Este evento, considerado um marco histórico para a cultura angolana, reafirma a importância da música como pilar fundamental da identidade nacional e representa um passo importante para a institucionalização do Dia Nacional da Música Popular de Angola.


Fonte: UNAC-S.A.