Luanda
Músico/Compositor
Zeca Moreno
José Manuel Moreno Mendes Fernandes "Zeca Moreno".
Natural de Benguela, Bairro do Tchioje, tendo uma infância e juventude partilhadas nas cidades de Luanda, Sumbe, Benguela e Lobito, onde começou a actividade artística como cantor individual com o conjunto “Os Bongos do Lobito”, com Marques Trindade, Botto Trindade, Titinho, Vieira, Santos Júnior e Luís Gonzaga, tendo se integrado depois no conjunto do Dinho Trindade e seu irmão Quinito Trindade.
Filho de Manuel Santiango Moreno e de Maria Emília, ambos já falecidos.
Licenciado em História pelo ISCED.
Inicio de carreira em Grupos Carnavalescos nas cidades de Benguela e Lobito, no ano de 1968.
Foi seguidor do Conjunto Feiticeiro Negro, no Lobito que influenciou o inicio de carreira de cantor.
Com a fundação dos Bongos, cidade de Lobito inia também a carreira de cantor, em 1979/1, tendo feito diversas digressões com o conjunto a vários Distritos de Angola, e com o mesmo foi estreante na inauguração do programa de variedades, OKULILAMBA onde partilhou o palco com diversos artistas angolanos e estrangeiros.
Gravou o seu primeiro single com o selo da Valentim de Carvalho, em 1971, acompanhado pelo conjunto os BONGOS.
Foi o 3º classificado no 1º Festival de Musica Popular Angolana, realizada na Cidade de Lobito, no ano de 1974, pelas Organizações Facho.
Foi vocalista principal do conjunto Ngola-74 e com o Humberto Vieira Dias, Amâdio Duarte, Dinho Trindade, Toni Gabela, etc. fundou o Conjunto O N´SIMBA.
Em 1976, acompanhou a digressão do Conjunto FAPLA-POVO, na realização de espetáculos no âmbito da mobilização política, com David Zé, Urbano de Castro, Brando, Proletário, Robertinho, e o Artur Nunes.
No mesmo ano participou com o Toni do Fumo, como coristas na gravação de musicas com o Conjunto OS KIEZOS, tendo participado na gravação da música MAZI e COMANDANTE JIKA cantadas pelo Pedrito e em uma música do Carlos Buriti e de Outros artistas em Luanda.
Possui 39 músicas no mercado.
Foi promotor de vários espetáculos que foram a rampa de promoção de vários Grupos Artísticos como OS 9 VOZES, OS IMPACTOS-4, etc. Nas Cidades de Benguela, Lobito, Catumbela, Baía-Farta e fez parte da equipa que albergou o Festival da Canção Política, Provícia de Benguela.
É membro da UNAC desde o ano de 2004, vinculado a sua Direcção desde o ano 2014, tendo sido eleito Presidente da sua Comissão Directiva em 2009.
Participou em vários espetáculos e Projectos culturais com a Banda Movimentos, OS KIEZOS, Os Jovens do Prenda, etc.